Às vésperas da realização da segunda prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o período de revisão pode ser importante para o aluno na busca de uma vaga em um curso de graduação. Conforme o dia da prova se aproxima, cada vez mais o auxílio, não só relativo a aprender os conteúdos, mas também no que diz respeito ao fator psicológico, pode influenciar no resultado positivo. O professor de matemática Vagner Lampert, o Vavá, do Challenger Desafia, revela o que seria o mais indicado para essa reta final de preparação para os testes. Entre os fatores que mais podem ajudar, o foco e o descanso se destacam.
Família que mora em Santa Maria faz a prova do Enem junta
- Estamos numa semana de revisão. O aluno tem que esquecer a primeira parte da prova, das humanas, linguagem e redação, que ocorreu no último dia 4, e focar na área das exatas e da natureza. O aluno tem as competências dos conteúdos e precisa ser habilidoso. Aconselho uma revisão aliada ao descanso. Num turno estuda, e no outro, descansa. Nessa altura do campeonato, o descanso é a chave de tudo. Não adianta mais varar a noite estudando - afirma Vavá.
Sobre o que mais será cobrado na prova do Enem no próximo domingo, Vavá sugere os conteúdos que mais aparecem nos testes e dá ênfase na interpretação que o candidato deve ter.
- O carro chefe na matemática são as geometrias: a plana, a analítica e a espacial, e tem que ser feita uma relação entre elas. Volumes, capacidade, caem todo o ano. A grande sacada do Enem é verificar se o aluno sabe aplicar as habilidades do cotidiano, do dia a dia, para responder às questões. É uma questão de interpretação - completa o professor do Challenger Desafia.
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
CANDIDATOS
A aluna Elísia Ramos, 19 anos, quer ingressar no curso de Medicina e sabe das dificuldades que irá encontrar na prova.
- Tenho certeza que as provas serão muito difíceis, dentro do que se espera do Enem. Numa perspectiva realista, sei que a prova será difícil, mas estou preparada. Gosto muito de ciências de natureza e estou segura quanto as questões de matemática - diz Elísia.
Prazo para adaptação das cantinas escolares ao lanche saudável acabou
Já o candidato Anthony Petri, busca uma vaga na Engenharia Civil e está bastante confiante.
- Espero ter um bom desempenho. Treinei, não só com o conteúdo, mas também sobre como resolver a prova. Estou também bem preparado psicologicamente, o que é importante - declara Anthony.
DE OLHO NAS DICAS
Os professores Vavá, de matemática, e Andreza, de biologia, apontam o que é importante para a prova. Confira:
O que é recomendado
- Esquecer a primeira etapa e concentrar na prova do próximo domingo
- Revisar "por cima" o conteúdo, chegar em casa e descansar
- Verificar os pontos em que tem mais dificuldade
- Dormir bastante na véspera da prova
- Revisar os conteúdos que considera que tem facilidade
- Cuidar a alimentação
- Partir cedo para a prova, para chegar bem antes, sem correria
- Conviver com pessoas que não estejam envolvidas com o Enem, para não ter apenas a prova, o tempo todo, em mente
- Verificar, com antecedência, a documentação e os materiais que precisam ser levados no dia da prova
- Domingo é dia de Romaria Estadual da Medianeira. Por isso, é preciso estar atento ao trânsito e às vias que estarão bloqueadas
O que não é aconselhável
- Ficar a noite inteira estudando, prejudicando o sono
- Mudar a rotina de forma brusca
- Consumir alimentos pesados na noite anterior à prova
- Concentrar forças naqueles conteúdos em que tem mais dificuldade, pois, agora, não dá mais tempo para aprender os tópicos de cada matéria
- Consumir alimentos pesados nos dias que antecedem a prova
- Não "enlouquecer" durante a prova. Ler atentamente as questões, entender o que é pedido em cada item e responder com calma